A insulina é um dos hormônios mais importantes do corpo. Ele permite que o corpo decomponha os alimentos que você ingere em glicose (ou açúcar), necessária para obter energia. A insulina também ajuda a controlar o açúcar no sangue.

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Às vezes, porém, as células dos músculos, gordura e fígado não respondem adequadamente à insulina, de acordo com o Clínica Cleveland. Isso é conhecido como resistência à insulina e pode ser temporário ou crônico.

“Pessoas com resistência à insulina correm maior risco de desenvolver outras comorbidades médicas no futuro, como pré-diabetes ou diabetes tipo 2”, diz Carlo Manzana, MD, um médico de família com a plataforma virtual de saúde PelúciaCare.

Os médicos geralmente recomendam modificações no estilo de vida (talvez em conjunto com medicamentos) para tratar a resistência à insulina. Isso normalmente inclui mudar sua dieta. Caroline Cederquist, médica, um médico bariátrico certificado e diretor médico da BistrôMDexplica que mudanças na dieta podem potencialmente reverter a resistência à insulina e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

“Uma dieta bem ajustada é essencial para garantir que a glicose seja absorvida e utilizada adequadamente”, diz o Dr. Cederquist. Aqui está uma olhada na conexão entre dieta e resistência à insulina e as coisas que você não deve consumir se tiver essa doença.

O que exatamente é a resistência à insulina?

A insulina é um hormônio essencial que seu corpo não pode funcionar sem. Quando você come, o corpo decompõe os alimentos em glicose como sua principal fonte de energia, de acordo com a Cleveland Clinic.

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A glicose atinge a corrente sanguínea e diz ao pâncreas para liberar insulina, o que permite que a glicose entre nas células musculares, gordurosas e hepáticas para usar e armazenar energia. Quando isso acontece, os níveis de glicose na corrente sanguínea diminuem, sinalizando ao pâncreas para parar de produzir insulina.

No entanto, as células nem sempre respondem adequadamente à insulina, o que faz com que as células absorvam ou armazenem glicose de forma ineficaz, levando à resistência à insulina. Isso faz com que o pâncreas produza mais insulina para neutralizar o aumento dos níveis de glicose no sangue.

“Para contextualizar, a resistência à insulina faz com que a glicose, uma fonte crítica de combustível para o nosso corpo, se acumule na corrente sanguínea em vez de ser absorvida e usada de forma eficiente”, explica o Dr. A acumulação pode causar aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, juntamente com doenças cardíacas, danos renais e outras condições graves de saúde.

A genética e a idade contribuem para o desenvolvimento da resistência à insulina, uma vez que os idosos são mais propensos à doença. Dieta inadequada, sedentarismo, obesidade, certos medicamentos e alguns distúrbios, como síndrome de Cushing e hipotireoidismo, também podem causar resistência à insulina.

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O que evitar se você tiver resistência à insulina

A dieta desempenha um papel na resistência à insulina. “A adoção de uma dieta balanceada e atividade física regular ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e, em alguns casos, a reverter a resistência à insulina e a progressão da doença para diabetes tipo 2”, explica Tamar Samuels, RD, co-fundador da Culinária Saúde.

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“Modificar a maneira como você ingere carboidratos pode ajudá-lo a atingir suas metas de açúcar no sangue e, ao mesmo tempo, manter alimentos agradáveis ​​no prato”, acrescenta ela.

Se você tem resistência à insulina, deve evitar comer coisas que façam com que o açúcar no sangue aumente, diz o Dr. Manzana. Isso inclui álcool, bebidas açucaradas e alimentos ultraprocessadosespecialmente aqueles que contêm grãos processados ​​e açúcares simples, explica o Dr. Cederquist.

“Quando as células respondem menos à insulina, o consumo desses alimentos pode levar a picos nos níveis de açúcar no sangue e contribuir para níveis elevados de açúcar no sangue prolongados”, continua o Dr.

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Limitar ou reduzir alimentos ultraprocessados, carboidratos simples e açúcar ajudará a controlar o açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2, diz ela. Também poderia reverter sua resistência à insulina – mas nem todos os casos de resistência à insulina são reversíveis.

O que Deve Você come com resistência à insulina?

Uma dieta balanceada de carboidratos ricos em fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis ​​para o coração, com pequenas porções de carboidratos refinados e açúcares, ajudará você a controlar o açúcar no sangue, diz Samuels.

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Pesquisar mostra que dietas baseadas em vegetais podem ajudar a prevenir e controlar o diabetes tipo 2 em adultos mais velhos. Outro estudos mostram que a dieta mediterrânea e as abordagens dietéticas para parar a hipertensão (dieta DASH) são benéficas para a resistência à insulina.

Carboidratos complexos ricos em fibras, como frutas, vegetais, legumes e grãos integrais, ajudam a retardar a digestão dos carboidratos, o que resulta em um aumento gradual da glicose no sangue, diz Samuels. Combine esses carboidratos complexos com proteínas magras e gorduras saudáveis.

“Isso ajuda a manter níveis estáveis ​​de açúcar no sangue e promove uma sensação de saciedade e satisfação”, explica ela.

Quando falar com seu médico

Se você notar sinais de resistência à insulina, entre em contato com seu médico, diz o Dr. Cederquist. Esses incluem:

  • Desejo de carboidratos e alimentos açucarados
  • Aumento da fome, especialmente após as refeições
  • Fraqueza ou tremor após pular refeições ou fazer refeições desequilibradas
  • Difícil perder peso
  • Aumento da sede
  • Visão embaçada
  • Dores de cabeça

“Buscar orientação profissional precocemente pode ajudar no controle eficaz da resistência à insulina e na prevenção de possíveis complicações de saúde”, explica o Dr. Isso inclui modificar sua dieta.

Trabalhar com um nutricionista pode ajudá-lo a fazer isso. “Os nutricionistas são especializados em compreender a composição dos alimentos e otimizar o valor nutricional das refeições por meio de combinações e métodos de preparação específicos”, acrescenta Samuels.

A seguir, leia sobre os alimentos que ajudam na resistência à insulina.

Fontes:

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