Se a melancolia te atinge no início do novo ano, você não está sozinho. Mas, o que é a “Blue Monday”, considerado por muitos o dia mais triste do ano?

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Cunhado em 2005 pela empresa de viagens britânica Sky Travel, o termo “Blue Monday” (“Segunda-feira Azul”, em tradução livre) geralmente se refere à terceira segunda-feira de janeiro (em 2024, isso seria hoje, 15 de janeiro). As conclusões da empresa, compartilhadas por meio de um comunicado à imprensa, afirmaram que, com base em uma equação arbitrária que utiliza fatores como clima, dívidas e tempo decorrido desde as festas e as resoluções quebradas, os níveis de “felicidade” eram os mais baixos na terceira segunda-feira do mês.

Não surpreendentemente, houve reação contrária. Não apenas ninguém conseguia concordar sobre quando a Segunda-feira Azul realmente ocorria — muitos apontam para outras datas, como as segundas e quartas segundas-feiras do ano (em 2024, essas seriam 8 e 22 de janeiro) —, mas especialistas afirmam que tudo isso é basicamente falso.

“A Segunda-feira Azul foi um truque de marketing criado por uma empresa de viagens que pediu a um psicólogo para desenvolver uma ‘fórmula da depressão’ para encontrar o dia mais deprimente do ano”, diz Samar McCutcheon, MD, uma psiquiatra do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, à Glamour. “No entanto, não é possível criar uma fórmula para a depressão que possa ser generalizada para todos.”

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“Não há nada que indique que os dias que caem antes ou depois sejam mais ou menos deprimentes para todos nós”, acrescenta a Dra. McCutcheon. Tradução? Sentimentos humanos reais não podem ser calculados como problemas matemáticos inventados. E embora a Segunda-feira Azul não seja necessariamente “real”, a tristeza que você pode sentir nesta época do ano é.

Como mencionado acima, a ressaca pós-férias é impossível de negar… Assim como todas aquelas faturas de cartão de crédito pós-compras de fim de ano. Além disso, as resoluções de Ano-Novo que modificam drasticamente o estilo de vida quase sempre terminam em fracasso, algo que supostamente contribui para o fenômeno da Segunda-feira Azul.

Se esse for o seu caso, tente não ficar remoendo. Resoluções de Ano-Novo que exigem transformações emocionais completas simplesmente não funcionam. Em vez disso, concentre-se em incorporar metas menores e sustentáveis à sua rotina existente. Aos poucos, elas começam a se acumular, e você certamente começará a se sentir um pouco melhor eventualmente.

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A Dra. McCutcheon concorda e incentiva a priorização do autocuidado e do bem-estar, independentemente de a Segunda-feira Azul parecer verdadeira para você. “Minhas recomendações incluem praticar uma boa higiene do sono, estabelecendo um horário fixo para dormir e acordar, fazendo caminhadas diárias ao ar livre para obter luz solar natural, consumindo alimentos saudáveis, evitando o uso inadequado de substâncias como álcool e exercitando-se regularmente“, diz ela.

Blue Monday: por que hoje é considerado o dia mais depressivo do ano?  — Foto: Getty Images
Blue Monday: por que hoje é considerado o dia mais depressivo do ano? — Foto: Getty Images

É importante dizer que a tristeza ocasional é comum. Dias “fora do ar” intermitentes nos quais você quer ficar sozinho e/ou deitar na cama ouvindo Lana Del Rey são perfeitamente normais, e ter, abraçar e expressar esses sentimentos pode ser curativo.

É claro, há uma grande diferença entre se sentir ocasionalmente para baixo e a depressão real. Se fazer mudanças saudáveis no estilo de vida não parecer melhorar seu humor e/ou se você estiver realmente lutando por causa de seus sintomas, a Dra. McCutcheon sugere procurar ajuda com seu médico de atenção primária ou provedores de saúde mental. “Existem opções de medicamentos e terapia disponíveis para ajudar”, diz ela.

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