Não há dúvida de que o que comemos e bebemos tem impacto direto na saúde do coração – uma abundância de estudos científicos deixaram isso muito claro. Mesmo que você tenha pesquisado casualmente como comer pensando na saúde do coração, provavelmente já viu o dieta mediterrânea recomendado como o plano alimentar mais saudável a seguir. E mesmo que você nunca tenha ouvido falar da dieta mediterrânea, provavelmente já ouviu falar que uma dieta saudável é aquela rica em vegetais, frutas, grãos integrais e legumes.

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Parte de manter o coração saudável é reduzir o risco de placas, que podem obstruir as artérias. Acúmulo de placa é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Tabagismo, estresse e ansiedade, estilo de vida sedentário, obesidade, pressão alta e colesterol alto são todos fatores de risco para acúmulo de placa.

Quando se trata de dieta, há um alimento em particular que os cardiologistas concordam ser o pior para as artérias. Continue lendo para descobrir o que é.

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Por que as artérias saudáveis ​​são importantes?

Harlan Krumholz, MD, SM, professor de cardiologia na Escola de Medicina de Yale, explica que as artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue rico em oxigênio e nutrientes de que seu corpo necessita. “Eles são vitais para a sua saúde, pois você precisa desses condutos para permitir um fluxo sanguíneo saudável”, diz ele.

Dra., cardiologista da Manhattan Cardiology e colaborador do LabFinder, acrescenta, dizendo que, em geral, as artérias são vasos sanguíneos que transportam o sangue oxigenado para longe do coração e levam o sangue aos órgãos. (Ela explica que existem algumas exceções a esta regra, nomeadamente as artérias pulmonares e as artérias umbilicais.)

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Se você deseja manter suas artérias saudáveis, o Dr. Greene diz que praticar exercícios regularmente (o A Associação Americana do Coração recomenda 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de exercícios aeróbicos vigorosos), dormir adequadamente e minimizar o estresse são cruciais. Além disso, ela afirma que qualquer pessoa com mais de 40 anos ou que tenha um forte histórico familiar de doenças cardíacas pode se beneficiar com uma consulta com um cardiologista.

Não é de surpreender que ambos os cardiologistas afirmem que uma dieta rica em nutrientes também é importante para manter as artérias saudáveis. Estudos científicos mostraram que uma dieta rica em vegetais, fruta, cereais integrais, legumes e ácidos gordos ómega-3 (encontrados em alimentos como peixe, azeite e nozes) pode desempenhar um papel importante na manutenção de um sistema cardiovascular saudável.

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O pior alimento para as artérias, segundo cardiologistas

Ok, então você sabe quais alimentos priorizar se quiser artérias saudáveis. Mas e quais alimentos evitar? Tanto o Dr. Krumholz quanto o Dr. Greene dizem que o pior alimento para as artérias são os alimentos fritos. “Os piores alimentos para as artérias são os alimentos cozinhados com óleos inflamatórios, que incluem quase todos os óleos de cozinha, com exceção do azeite extra-virgem e do óleo de abacate”, explica o Dr. Ela acrescenta que mesmo esses óleos saudáveis ​​devem ser usados ​​com moderação e não para fritar alimentos.

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Dr. Krumholz concorda plenamente (sem trocadilhos), dizendo que as gorduras trans, que são normalmente encontradas em óleos parcialmente hidrogenados e em muitos alimentos processados ​​e fritos, aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Um estudo científico encontrado que para cada aumento de 2% de gorduras trans na dieta há um aumento de 23% no risco de doenças cardíacas.

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A razão por que as gorduras trans são tão ruins para a saúde cardiovascular é porque eles aumentam o colesterol LDL (que é o tipo “ruim”) e ao mesmo tempo reduzem o colesterol HDL (o tipo “bom”). As gorduras trans são tão prejudiciais à saúde que a Food and Drug Administration proibiu os fabricantes de alimentos de usar óleos parcialmente hidrogenados. No entanto, o Dr. Greene diz que as gorduras trans ainda podem aparecer em alimentos ultraprocessados ​​​​e, por isso, é melhor evitar alimentos processados ​​​​e embalados, quando possível.

Qualquer alimento frito (como batatas fritas, anéis de cebola, frutos do mar fritos e bolinhos) também é uma fonte de gorduras trans. É uma das razões pelas quais a fritadeira se tornou tão popular; ele “frita” os alimentos com ar em vez de óleos perigosos.

Se você deseja manter suas artérias saudáveis, cortar os alimentos fritos de sua dieta é um ótimo lugar para começar. É um conselho que os cardiologistas gostariam que todos seguissem para, bem, coração!

A seguir, descubra o melhor tipo de exercício para a saúde do coração, segundo um cardiologista.

Fontes

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