Quando se trata de jantares rápidos e saudáveis ​​durante a semana, o salmão é uma escolha popular. É fácil de encontrar em supermercados, relativamente econômico em comparação com outras opções de frutos do mar, deliciosamente rico e escamoso e repleto de ômega-3 bons para você.

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O salmão fica ótimo grelhado, tostado na frigideira, frito ou assado em um pouco de azeite e temperado apenas com sal e pimenta. Mas há um ingrediente secreto que deixará o sabor do seu salmão ainda melhor: missô. A pasta de soja fermentada japonesa é salgada e terrosa e repleta de umami. Este ingrediente traz muito para a mesa e fará com que seu salmão tenha o sabor de um restaurante chique. Aqui está o que você precisa saber para criar essa magia da hora do jantar em casa.

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O que é Misô?

Antes de entrarmos em detalhes, vamos nos aprofundar um pouco mais no missô.

Miso é uma pasta de soja fermentada feita pela fermentação da soja com koji (grãos fermentados como arroz ou cevada, ou soja). Como grande parte da história alimentar, a história do missô é um pouco obscura. Algumas fontes dizem que se originou na China; outros dizem que se originou no Japão. O que está claro é que o missô é um ingrediente básico da culinária japonesa há muito tempo. Marukomeuma empresa japonesa que fabrica missô desde 1850, diz que o missô pode ter chegou ao Japão por volta do século VII a.C..

Nas últimas décadas, o miso tornou-se disponível nos supermercados dos EUA, começando em lojas de produtos naturais e mercearias como Whole Foods e depois tornando-se mais disponível em outras cadeias de supermercados. Procure na seção refrigerada do seu mercado.

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No supermercado, você provavelmente encontrará missô branco (às vezes chamado de shiro missô) e missô vermelho (às vezes chamado de missô). O missô branco não é fermentado tanto quanto o missô vermelho, por isso tem um sabor mais suave. Qualquer tipo de missô funcionará com salmão, embora o missô branco seja o mais frequentemente solicitado nas receitas.

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Como fazer salmão com cobertura de missô

Agora que você já conhece o missô, é hora de começar a cozinhar. Há muitas maneiras de fazer salmão com cobertura de missô, então é melhor começar com uma receita que lhe agrade e depois ajustar de acordo com seu gosto.

No Reddit, isso Salmão com cobertura de missô de 5 minutos do escritor de culinária J. Kenji Lopez-Alt quase conseguiu 700 votos positivos!

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Tudo o que você precisa fazer é misturar ¼ xícara de missô vermelho ou branco, ⅓ xícara de saquê, 1 colher de sopa de molho de soja, 2 colheres de sopa de óleo vegetal e ¼ xícara de açúcar e depois esfregar todo o salmão e marinar por 30 minutos ou até 2 dias. Coloque-o na torradeira (ou sob a grelha) por cerca de 5 minutos, o que criará uma cobertura caramelizada saborosa e doce e um salmão úmido, macio e escamoso.

Não tem saquê? Kenji diz que um vinho branco seco também funcionaria. Você também pode substituir o salmão por outro peixe suave, como o bacalhau – ou até mesmo a tilápia ou o bagre, se estiver com orçamento limitado. Está se sentindo chique? Experimente o tratamento miso no bacalhau preto, que é uma homenagem ao icônico bacalhau preto marinado em missô no lendário restaurante japonês Nobu.

O escritor de alimentos, desenvolvedor de receitas e editor sênior do Simply Recipes, Myo Quinn, demonstra um receita semelhante no TikTok. Ela mistura o missô com saquê, açúcar e molho de soja. Embora goste de marinar o peixe por cerca de 6 horas, no vídeo ela menciona que estava com pressa e não teve tempo de marinar.

Depois de cozinhar na grelha por 6 minutos, a parte superior do salmão estava dourada e borbulhante e o interior estava macio e escamoso. Quinn confirmou que estava tão delicioso quanto parece, o que nos dá permissão para pegar esse atalho quando precisarmos.

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