A retenção de água é um problema comum para muitas pessoas e, infelizmente, muitas vezes notamos os primeiros sinais de inchaço no rosto.

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Se você quiser evitar esse problema de inchaço e conseguir uma aparência mais esbelta para o seu rosto, verificar o conteúdo da geladeira e dos armários da cozinha pode ser um bom ponto de partida. Pedimos dicas a nutricionistas registrados sobre quais alimentos você deve evitar se não quiser ser atormentado por inchaço no rosto.

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O alimento nº 1 que pode fazer você ganhar peso na cara

Para evitar que seu rosto fique inchado, o principal alimento que você deve evitar são as carnes processadas (como salsichas, presunto, bacon e carnes curadas), que tendem a ser carregadas de sódio. “Para evitar inchaço ou ganho de peso no rosto, é aconselhável limitar a ingestão de alimentos ricos em sódio, pois podem fazer com que o corpo retenha água, causando inchaço e inchaço”, diz Lauren Manaker, MS, RDN, personal trainer e autor.

Os alimentos processados, em geral, não são bons do ponto de vista da saúde por vários motivos, mas podem ser especialmente problemáticos para aqueles que têm tendência ao inchaço e à retenção de água – ou para aqueles que estão tentando manter um peso saudável. “Alimentos ultraprocessados ​​podem conter quantidades significativas de sódio e açúcares adicionados, o que também pode contribuir para o ganho de peso”, explica Manaker.

Infelizmente, evitar alimentos processados ​​nem sempre é tão fácil, pois eles parecem estar em toda parte. “Sobre 60% das calorias em nossas dietas provêm de alimentos classificados como ultraprocessados, que tendem a ter alguma combinação de excesso de sódio, açúcar e carboidratos refinados”, diz Samantha Cassetty, MS, RD, especialista em nutrição e bem-estar. “Esses alimentos podem contribuir para a inflamação e retenção de água, por isso podem contribuir para uma aparência inchada. Deveríamos tentar comer menos desses alimentos, substituindo-os por alimentos integrais ou minimamente processados.”

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Como perder peso no rosto, segundo nutricionistas: outros alimentos a evitar

Aqui estão alguns outros alimentos (e bebidas) que você deve limitar se quiser evitar o inchaço no rosto (e em outras partes do corpo):

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Sopas salgadas e molho de soja

Qualquer tipo de comida salgada pode causar inchaço. Além de carnes processadas, esta lista também inclui vários outros ingredientes comuns em sanduíches. Cassetty cita alimentos como soja e até sopa salgada como culpados comuns de inchaço.

Pão branco e cereais matinais

É especialmente importante evitar carboidratos processados ​​quando você está doente, diz Cassetty. “O congestionamento causado por resfriados e alergias pode contribuir para o rosto inchado, e carboidratos altamente processados, como pão branco, cereais refinados e salgadinhos como batatas fritas e pretzels, podem piorar esse efeito”, explica ela. “Esses alimentos aumentam os níveis de inflamaçãoe quando a inflamação persiste nas vias nasais, o resultado pode ser inchaço facial.”

Cassetty observa que esses alimentos também podem promover a resistência à insulina e desencadear uma cadeia de eventos relacionados à insulina que podem aumentar ainda mais a retenção de líquidos e o inchaço.

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Álcool

Cassetty observa que o consumo excessivo de álcool, definido como oito ou mais doses por semana, tem sido associado a aumento do inchaço sob os olhos. “As mulheres não devem beber mais do que um drinque por dia e os homens não devem beber mais do que dois drinques por dia”, diz ela.

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Por que alguns alimentos podem causar inchaço no rosto

O inchaço do rosto costuma ser atribuído a alimentos específicos que contêm ingredientes conhecidos por causar inchaço.

“Certos ingredientes são particularmente conhecidos por causar inchaço devido à sua probabilidade de promover retenção de água e inflamação”, diz Manaker. “O sal ou cloreto de sódio é um dos principais culpados; quando consumido em grandes quantidades, aumenta significativamente a retenção de água.”

O que comer se quiser bochechas mais rechonchudas

Às vezes, porém, você pode querer inflar um pouco as bochechas se achar que seu rosto está muito magro. Nesse caso, você quer focar em opções saudáveis ​​que possam te ajudar a obter esse resultado.

“Indivíduos que buscam bochechas mais rechonchudas ou que desejam evitar uma aparência facial esquelética podem considerar a inclusão de gorduras saudáveis ​​em sua dieta”, diz Manaker. “Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, como salmão, abacate e nozes, promovem a saúde da pele. E comer mais gorduras saudáveis ​​pode fornecer nutrientes que podem contribuir para um rosto mais cheio (embora muitos fatores possam contribuir para isso).

A seguir, descubra quais são os piores alimentos para as artérias, segundo cardiologistas.

Fontes

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