Fora do caminho, café. Embora uma xícara de café possa parecer quase vital pela manhã, outra bebida preparada pode oferecer algumas vantagens significativas para a saúde. Sim, estamos falando de chá e do fato de que muitas pessoas usam chá para reduzir o colesterol.

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“O chá tem mais benefícios do que os efeitos energéticos da cafeína. Também pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames”, diz Dr. Majid Basit, MDcardiologista do Memorial Hermann em Houston.

Sim, você leu certo: ao olhar uma lista de alimentos com baixo teor de colesterol, o chá (se é que você pode chamar isso de comida!) Ficará em primeiro lugar. Aqui estão os tipos de chá que podem ajudar a reduzir o colesterol e algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua bebida preparada.

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Por que beber chá pode ajudar no colesterol e na saúde do coração

Beber chá traz muitos benefícios. E como cardiologista, o Dr. Basit está mais em sintonia com os benefícios que envolvem a saúde do coração.

“Beber chá pode ajudar a estimular a produção de lipoproteína de alta densidade (HDL), também conhecida como colesterol bom”, explica o Dr. “O HDL ajuda a eliminar a lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou o colesterol ruim da corrente sanguínea. Pessoas com maior risco de eventos cardíacos e derrames, como fumantes, pessoas obesas e com diabetes, têm maior probabilidade de se beneficiar do consumo de chá. .”

O chá também tem efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, que, segundo o Dr. Basit, podem reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos.

“Também pode ajudar a engrossar e estabilizar a cobertura interna dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a prevenir a ruptura de depósitos de gordura na corrente sanguínea”, continua o Dr. “O chá também ajuda a reduzir a pressão arterial geral, embora haja um aumento de curto prazo na pressão arterial relacionado à cafeína, cerca de 30 minutos após o consumo do chá”.

Outras vantagens de beber chá:

  • Perda e controle de peso
  • Melhorando a sensibilidade à insulina
  • Impedir que as partículas do sangue, conhecidas como plaquetas, se tornem demasiado pegajosas, reduzindo os coágulos sanguíneos nos vasos.

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Melhor chá para baixar o colesterol

1. Chá preto

A cafeína não é a única vantagem de beber chá, mas sua presença pode ser um benefício.

“O chá preto tende a ter a maior concentração de cafeína, o que pode causar aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial”, diz o Dr. “Mesmo assim, traz grandes benefícios cardiovasculares, como redução da pressão arterial e prevenção de ataques cardíacos e derrames. Evite consumir mais de 200 mg de cafeína por dia.”

Seu conteúdo antioxidante também é digno de nota.

“O chá preto é muito rico em antioxidantes conhecidos como polifenóis, como teaflavinas e tearubiginas, que demonstraram reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, o que pode diminuir o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas”, diz Megan Hilbert, MS, RDN, de Melhor treinamento nutricional.

Na verdade, um Revisão de 2023 apontou para pesquisas que mostram que os polifenóis, incluindo os flavonóides, podem ajudar a reduzir o colesterol. No entanto, é necessário mais. Também, pesquisa recente indica que beber duas xícaras de chá por dia – especialmente chá preto – pode reduzir a mortalidade por todas as causas em até 13%.

“O maior consumo de chá também foi associado a reduções notáveis ​​no risco de mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares, doenças cardíacas isquêmicas e derrames”, diz Kelsey Costa, MS, RDN, nutricionista registrada e consultora de nutrição do Projeto E-Health. “Esses benefícios à saúde foram observados independentemente de como o chá é consumido – quente ou frio, com leite ou açúcar, ou com diferenças genéticas no metabolismo da cafeína”.

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2. Chá verde

O chá verde reduz o colesterol? Muito provavelmente, e também traz outros benefícios para a saúde cardíaca. Costa aponta dados de um Revisão de 2023 que descobre que o chá verde pode reduzir a pressão arterial.

“O consumo de chá verde com cafeína tem eficácia demonstrada na redução da pressão arterial em indivíduos com pré-hipertensão e hipertensão estágio 1, sinalizando potenciais benefícios no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular”, acrescenta Costa. “Além disso, a ingestão regular deste chá tem sido associada a um menor risco de mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares, não apenas para aqueles com condições cardiovasculares pré-existentes, mas também para a população em geral”.

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Isso significa que o chá verde é uma cura para doenças cardíacas? Não, mas pode ajudar. “Estas descobertas apoiam a inclusão do chá verde como parte de uma dieta saudável para o coração, reforçando a sua reputação como uma bebida que conduz ao bem-estar a longo prazo”, explica Costa.

Falando nisso, o chá verde também pode ajudar na saúde mental porque contém L-teanina. “Pesquisar descobriu que este aminoácido pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse, ao mesmo tempo que promove o foco”, diz Hilbert.

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3. Chá Oolong

Este chá tradicional chinês é apreciado pela sua variedade de sabores, desde leves e frutados até ousados ​​e terrosos. O mesmo se aplica aos seus potenciais benefícios para a saúde.

“O chá Oolong é reconhecido na comunidade científica pelo seu potencial para reforçar a saúde cardiovascular e oferecer proteção contra diversas doenças, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, afirma Costa, acrescentando gerenciamento de açúcar no sangue é outra vantagem com algumas pesquisas por trás disso.

Além disso, Hilberto diz alguma pesquisa apoia a ideia de que as catequinas do oolong podem ajudar a reduzir a gordura corporal.

4. Matchá

Este chá agitado é feito com folhas de chá inteiras, que os baristas moem até formar um pó fino e combinam com H2O quente. Dizer que é carregado com antioxidantes é um eufemismo.

“Matcha contém quantidades superelevadas de antioxidantes chamados ECGCs, que foram estudados extensivamente em animais para reduzir a inflamação, manter a saúde das artérias e promover a reparação celular para reduzir o risco de câncer”, diz Hilbert.

Hilbert não está brincando e enviou recibos.

Um estudo descobriram que o matcha contém até 10 vezes mais antioxidantes do que o chá verde normal.

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“Os benefícios para a saúde do coração também são numerosos no matcha, com estudos mostrando que as pessoas que bebem esta bebida podem ter um risco cerca de 30% menor de reduzir as doenças cardíacas do que aquelas que não o fazem”, acrescenta ela.

Além disso, contém L-teanina porque é feito de chá verde.

“A L-teanina pode aumentar o número de substâncias químicas que fazem você se sentir bem no cérebro, o que tem sido associado à melhora da memória, do humor e da concentração”, diz Hilbert.

5.Masala chai

O chá preto ganha uma nova cara (no sabor) com Masala chai.

“Masala chai, ou chá chai, inclui canela e chá preto, ingredientes conhecidos por seus potenciais benefícios cardiovasculares”, afirma Costa. “Esses componentes podem contribuir para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, alinhando-se a um estilo de vida saudável para o coração”.

No entanto, uma rápida advertência: “No entanto, é essencial notar que os estudos específicos centrados nos impactos diretos do chá chai nestes resultados de saúde são atualmente limitados, exigindo mais investigação para compreender plenamente os seus benefícios”, acrescenta Costa.

6. Chá branco

Hilbert diz que o chá branco é o menos processado. “É por isso que contém maior quantidade de antioxidantes quando comparado ao chá preto, chá oolong e chá verde”, explica ela. “É o melhor chá para combater os radicais livres, mas são necessárias mais pesquisas em humanos nesta área. Alguns estudos também mostraram que o chá branco pode ajudar a reduzir os radicais livres que podem acelerar a osteoporose, uma vez que o chá branco contém mais catequinas do que qualquer outro chá.”

Os polifenóis do chá branco podem reduzir o colesterol LDL, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas.

7. Chá de camomila

Segundo Costa, o chá de camomila – um gole favorito antes de dormir – pode ajudar a melhorar a saúde do coração e reduzir o colesterol. “O chá de camomila, rico em flavonas, demonstra potencial promissor na saúde do coração, reduzindo significativamente a pressão arterial e os níveis de colesterol, indicadores-chave de risco cardiovascular”, explica ela. “Descobertas notáveis ​​de um estudar envolvendo 64 pacientes com diabetes mostrou que consumir chá de camomila junto com as refeições leva a reduções nos níveis de colesterol total, triglicerídeos e colesterol LDL em comparação com água pura”.

Costa afirma que são necessários mais estudos, mas o que sabemos até agora é promissor, explicando: “A sua inclusão numa alimentação equilibrada parece ser benéfica”.

8. Chá de hibisco

Pontos Costa para um estudo isso sugere que este chá levemente azedo tem alguns benefícios doces: redução da pressão arterial sistólica e diastólica (mas os medicamentos para pressão arterial podem interagir negativamente, portanto, evite-os se estiver tomando).

Seus efeitos sobre o colesterol têm sido mistos e Costa diz que são necessárias mais pesquisas.

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Encontre o seu chá perfeito

Pronto para beber? Costa recomenda às pessoas:

  • Escolha chás ricos em antioxidantes, como verde, preto, branco e matcha
  • Escolha chá sem açúcar ou adicione mel em pequenas quantidades para limitar a adição de açúcar
  • Opte por ingredientes saudáveis ​​para o coração, como gengibre ou canela do Ceilão, para mais sabor
  • Evite a ingestão excessiva de cafeína

Como sempre, é melhor falar com um médico antes de mudar sua dieta – especialmente se você estiver tomando medicamentos ou tiver alguma doença subjacente. E, finalmente, o chá é uma ferramenta, mas não uma cura para doenças cardíacas e outros riscos à saúde.

“Beber chá com moderação pode fazer parte de uma dieta saudável e de um plano de exercícios”, explica o Dr.

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Fontes

  • Dr. Majid Basit, MDcardiologista do Memorial Hermann em Houston
  • Megan Hilbert, MS, RDN, de Melhor treinamento nutricional
  • Polifenóis vegetais e seus benefícios potenciais para a saúde cardiovascular: uma revisão. Moléculas.
  • Consumo de chá e mortalidade por todas as causas e causas específicas no Biobanco do Reino Unido Um estudo de coorte prospectivo. Anais de Medicina Interna.
  • Kelsey Costa, MS, RDNnutricionista registrada e consultora de nutrição do Projeto E-Health.
  • Os efeitos da suplementação de chá verde nos fatores de risco cardiovascular: uma revisão sistemática e meta-análise. Nutrição Fronteiras.

  • Consumo de café e chá verde e mortalidade por doenças cardiovasculares entre pessoas com e sem hipertensão. AHA.

  • Efeitos da administração de L-teanina nos sintomas relacionados ao estresse e nas funções cognitivas em adultos saudáveis: um ensaio clínico randomizado. Nutrientes.

  • Efeitos multifuncionais do chá oolong e seus produtos na promoção da saúde. Ciência Alimentar e Bem-Estar Humano.

  • A ingestão de um chá rico em catequinas leva à redução da gordura corporal e do LDL modificado pelo malondialdeído nos homens. Jornal Americano de Nutrição Clínica.

  • Retrospectando a atividade antioxidante do chá verde Matcha japonês – falta de entusiasmo? Ciências Aplicadas.

  • O impacto do consumo de chá verde e café na redução do risco de incidência de acidente vascular cerebral na população japonesa. AVC.

  • Uso de canela no diabetes tipo 2: uma revisão sistemática atualizada e meta-análise. Anais de Medicina Familiar.

  • Os flavonóides reduzem a incidência ou mortalidade de doenças cardiovasculares nas populações dos EUA e da Europa? Avaliações de nutrição.

  • Eficácia do chá de camomila no controle glicêmico e no perfil lipídico sérico em pacientes com diabetes tipo 2. Revista de Investigação Endocrinológica.

  • Efeito do chá azedo (Hibiscus sabdariffa L.) na hipertensão arterial: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Hipertensão.

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