Ninguém está feliz 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Todos nós temos dias ruins que se transformam em semanas ruins, humores estranhos, tristezas inesperadas.

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Se você tiver sorte, esses momentos passam e você fica com uma sensação de contentamento por estar no caminho certo.

Infelizmente, há momentos em que esse contentamento não é visto em lugar nenhum e você começa a se perguntar se está fazendo algo errado.

Por falar nisso, se alguém apresenta esses 5 comportamentos, está secretamente infeliz com sua vida.

Alguns ajustes podem ser necessários.

1) Fadiga crônica

Os tempos modernos em que vivemos oferecem inúmeras conveniências, mas são repletos de excessos.

Somos encorajados a trabalhar mais, realizar mais, comprar mais, tornar-nos mais.

Se você é adulto, é natural sentir-se cansado e sobrecarregado de vez em quando.

Mas há uma diferença entre o cansaço mundano da vida cotidiana e a fadiga crônica que você sente quando nada lhe traz alegria.

Mais exactamente, este último é um sintoma de que uma crise existencial pode estar à espreita.

Fadiga crônica é mais do que cansaço e não pode ser “consertado” dormindo mais.

Na verdade, independentemente de quanto você descanse, você ainda se sente letárgico, sinalizando que a raiz do problema está em outro lugar.

Talvez no fato de sua vida não ser o que você gostaria que fosse?

Quando você está insatisfeito com seu trabalho, seus relacionamentos ou com a qualidade geral de sua existência cotidiana, seus níveis de energia se esgotam rapidamente, então é mais provável que você se sinta esgotado.

Aos vinte e poucos anos, trabalhei para uma pequena agência de marketing por pouco mais de um ano.

As coisas estavam ótimas no começo.

Foi meu primeiro emprego depois que deixei de ser jornalista, e me deleitei com o horário das 9h às 17h, os fins de semana livres, o novo desafio de escrever para clientes corporativos.

O trabalho me ensinou muito e sou grato por isso, mas tornou-se tedioso depois de alguns meses.

O cronograma começou a ficar rígido. O tipo de artigos que escrevi não alimentava minha alma. A atmosfera no escritório ficou meio tóxica.

Ainda era um bom trabalho, então demorei um pouco para admitir que isso me deixava infeliz. E durante esse tempo, eu estava exausto.

Sair da cama e rastejar até o escritório foi uma luta, e passei muitos fins de semana dormindo excessivamente, esperando que meu cansaço passasse.

Então, comecei a trabalhar como freelancer paralelamente e o cansaço se dissipou.

Apesar de trabalhar mais, de repente tive mais energia.

Foi quando entendi que não estava simplesmente cansado. Eu estava infeliz.

Então, canalizei essa energia recém-descoberta para encontrar mais clientes freelance e acabei conseguindo largar meu emprego.

Se você está constantemente cansado (e seu médico o livra de quaisquer problemas de saúde), observe atentamente como você está gastando seu tempo.

A causa provavelmente está bem debaixo do seu nariz.

Você só precisa estar disposto a ver isso.

2) Falta de entusiasmo

Além da fadiga crônica, as pessoas que estão insatisfeitas com a vida também tendem a sentir uma falta geral de entusiasmo.

Por exemplo:

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  • Hobbies que você amava não lhe interessam mais
  • Você faz planos com entes queridos e teme a abordagem deles
  • Algo de bom acontece e sua resposta é “meh” em vez de “yay”
  • Você assiste novamente ao seu filme favorito e ele não bate mais tão forte

Acredito firmemente no fato de que o entusiasmo é vital para viver uma vida boa.

Quando tenho um dia difícil, tento ficar entusiasmado com os planos de fim de semana com os amigos, ou com um novo livro que quero ler, ou com uma refeição reconfortante que prepararei para o jantar.

Se você não fica mais animado com nada, não tem nada pelo que ansiar.

Todos os dias parece o mesmo.

Cada interação parece sem sentido.

Não é uma forma sustentável de viver.

Além disso, isso apatia pode fazer com que você se distancie das pessoas que mais se importam com você.

Isso me leva ao meu próximo ponto.

3) Retraimento social

Se alguém começar a se isolar, há uma boa chance de que esteja secretamente infeliz com sua vida.

Talvez sintam que sua apatia é contagiosa, por isso preferem ficar isolados.

Talvez a falta de entusiasmo os impeça de sair com outras pessoas ou até mesmo de sair de casa.

A infelicidade também pode fazer com que você negligencie o autocuidado, levando ao declínio dos hábitos de autocuidado.

Você não está mais tão interessado em exercícios, alimentação saudável ou cuidados pessoais, o que pode afetar seu desejo de interagir com outras pessoas, especialmente se você não quiser ser visto em nada menos do que o seu melhor.

Seja qual for o motivo, se alguém de repente passa mais tempo confinado dentro de casa, isso sugere uma luta interna.

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E se esse alguém é você, pense quando esse comportamento começou e tente avaliar o porquê.

Como é improvável que todos os outros se tornem irritantes da noite para o dia, o problema pode ter algo a ver com o seu (falta de) vigor geral.

As conexões humanas são vitais para o bem-estar.

Perder isso de vista o leva a um caminho perigoso e solitário.

4) Escapismo frequente

Pessoas infelizes preferem fugir de suas vidas sempre que possível.

É uma reação normal.

Você se cansa de se sentir triste e tenta qualquer coisa que possa fazer você se sentir alegre, mesmo que seja temporário.

Abuso de substâncias. Jogos ininterruptos. Compulsão alimentar. Rolagem sem fim.

Qualquer coisa que faça você esquecer o buraco vazio dentro dele.

Estes são todos mecanismos de enfrentamento para evitar enfrentar problemas subjacentes ou dor emocional.

Escusado será dizer que uma vida feliz é aquela da qual você não sente pressão para escapar.

E embora não haja nada de errado em se distrair ocasionalmente, o escapismo se tornando a norma sinaliza que há algo mais profundo acontecendo.

Se começar a interferir no seu bem-estar geral, considere isso um sinal de alerta.

Você tem alguns ajustes a fazer.

Eu sugiro que você faça o favor mais cedo ou mais tarde.

5) Negatividade perpétua

Finalmente, as pessoas infelizes ficam muitas vezes presas num círculo de negatividade:

  • Eles abrigam pensamentos negativos persistentes sobre si mesmos
  • Eles têm uma visão pessimista do futuro
  • Eles resistem à mudança e descartam oportunidades de melhoria
  • Eles se envolvem em comportamentos de auto-sabotagem, dificultando o crescimento

Romper esse ciclo de negatividade é um desafio, mas tomar consciência de que ele existe lhe dá um começo sólido.

Todos nós temos pontos cegos, e reconhecer que essas crenças negativas que você tem sobre si mesmo não necessariamente se alinham com a realidade não acontece da noite para o dia.

Sou meu pior crítico e levei anos para entender que meu modo de pensar negativo não era apenas prejudicial à saúde; estava me impedindo ativamente de viver uma vida melhor.

No entanto, depois que você descobrir que só porque um pensamento surge na sua cabeça não significa que seja verdade, será mais fácil desafiá-lo.

A próxima coisa que você percebe é que você está gradualmente adotando hábitos e perspectivas mais positivas, levando a um aumento na felicidade.

O problema é que esse processo pode ser demorado. Enrolamento. Protuberância.

Às vezes, parecerá que você está dando um passo para frente e dois para trás.

Mas contanto que você adote a autocompaixão e não tenha medo de pedir apoio de entes queridos ou de um profissional de saúde mental, sem dúvida chegará lá.

Resultado final

Perceber que você está infeliz com a vida é o primeiro passo para fazer algo a respeito.

Se você reconhece os sinais acima em si mesmo, reflita sobre como melhorar as coisas e crie um plano de ação para sair da crise.

Se você reconhecer os sinais acima em um ente querido, apoie-o enquanto ele aceita suas circunstâncias e determine quais mudanças ele pode empregar para recuperar sua vivacidade.

A vida é muito curta para passá-la com uma carranca permanente no rosto.

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