O mundo acelerado de hoje está repleto de distrações e ilusões.

Mas por trás de todas as telas e notificações, existem certos hábitos básicos que nos fazem avançar ou nos mantêm presos no lugar.

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Para realmente transformar a sua vida, é necessário dar uma olhada nos hábitos contraproducentes e começar a eliminá-los da sua vida.

Vamos mergulhar.

1) Sonhar acordado

É fácil se perder em devaneios, entregando-se a fantasias em vez de dar passos tangíveis em direção às suas ambições.

Ter sonhos e objetivos futuros é maravilhoso, mas se nos concentrarmos demais no objetivo final e em como nos sentiremos bem, perderemos a oportunidade de dar pequenos passos práticos para chegar lá.

Sonhar acordado, embora agradável, prejudica ações significativas e progresso no presente.

2) Procrastinação

Outro hábito do qual você deve se despedir é a procrastinação.

É muito fácil adquirir esse hábito de adiar tarefas essenciais, mas o problema é que ele prejudica o sucesso e o progresso em seus objetivos.

De vez em quando você precisa de uma pausa, para descansar e se cuidar. Isso é perfeitamente saudável.

Mas quando a procrastinação e o adiamento se tornam um hábito, isso tem efeitos negativos em todos os aspectos e, na verdade, prejudica sua motivação geral e seu nível de energia.

A procrastinação também está intimamente ligada ao próximo mau hábito…

3) Passividade

Embora o autocuidado e o relaxamento sejam importantes, cair na passividade perpetua um ciclo de estagnação.

Se você é como eu, às vezes você foi passivo porque estava esperando por um “sinal” ou pelo momento certo. Talvez você também estivesse esperando pelas pessoas certas.

Mas eles não chegaram, pelo menos não a tempo. E você começou a se sentir bastante passivo e até indefeso.

É por isso que é crucial centralizar suas decisões e ações em você mesmo e não no mundo exterior ou nas ações ou comportamento de outras pessoas.

O que me leva ao próximo ponto:

4) Arranjo de desculpas

Todos nós damos desculpas de vez em quando, principalmente para evitar fazer alguma coisa.

Mas se você descobrir que isso se tornou um hábito, é muito importante reduzir as desculpas que você dá.

Apesar dos desafios válidos, as desculpas não abrem o caminho para a realização. Se você se der muita folga, descobrirá que eventualmente não terá mais motivação.

É fundamental manter a disciplina e a dedicação para que você possa realmente começar a progredir interna e externamente em sua vida.

Trata-se de respeito próprio e de acreditar em sua própria eficácia, ainda mais do que de conquistas externas.

Isso também está relacionado ao próximo ponto:

5) Mentalidade de vítima

Se você tem tendência a adotar uma mentalidade de vítima, é importante reduzir o quanto você faz isso.

Mesmo que você seja genuinamente uma vítima de várias maneiras, recuse-se a fazer desta a sua identidade:

As crenças que temos sobre a nossa identidade e jornada são imensamente poderosas, e quando nos concentramos nas maneiras como fomos enganados, tendemos a vê-las em todos os lugares.

Isto pode então levar à paralisia e à passividade, enviando-nos ainda mais para um ciclo de desempoderamento.

6) Excesso de trabalho

Do outro lado da procrastinação, da passividade e das desculpas, chegamos às tendências workaholic.

É crucial evitar a tentação de trabalhar demais.

Embora mergulhar no trabalho possa parecer uma distração de uma vida amorosa sem brilho e de outras áreas que não estão indo bem, isso pode criar uma espécie de silo.

Você fica preso sempre no modo de trabalho e se vê cada vez mais isolado e limitado em termos de oportunidades sociais e românticas.

O trabalho é importante, mas não é tudo!

7) Perfeccionismo

Em uma nota intimamente relacionada ao excesso de trabalho está o perfeccionismo.

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Esse hábito de buscar o aperfeiçoamento e esperar por isso acaba sendo altamente contraproducente.

Você deve sempre fazer o seu melhor, é claro, mas é verdade que “o perfeito é inimigo do bom”.

É crucial não nos fixarmos em padrões inatingíveis e não analisarmos demais as complexidades da vida.

Abraçar a imperfeição e a simplicidade permite uma alegria genuína no momento presente e também permite que você faça muito mais em todas as áreas da sua vida.

8) Crenças rígidas

Um companheiro próximo do perfeccionismo é o hábito de manter crenças muito rígidas ou de ver a vida em preto e branco.

Acredito no certo e no errado e entendo que o relativismo pode ir longe demais.

Mas também é importante abraçar a humildade e a abertura a diversas perspectivas.

Isso não apenas leva a melhores relacionamentos interpessoais, mas também elimina o fardo de sentir que você sempre precisa provar que está certo.

Ao deixar essa necessidade ir, você pode se concentrar em realmente fazer aquilo em que acredita e fazer a diferença, em vez de se importar se outras pessoas reconhecem ou validam isso.

9) Ser muito exigente

Manter a mente aberta permite que conexões genuínas e inesperadas floresçam em sua vida profissional e pessoal.

Se você achar que costuma categorizar as pessoas que conhece e tomar decisões rápidas sobre como se sente em relação às pessoas, tente relaxar as rédeas.

Permita que as pessoas mostrem quem são mais lentamente e tenha paciência ao permitir que suas próprias percepções e relacionamentos se aprofundem e evoluam.

É bom ser seletivo e ter padrões elevados em muitas áreas da vida, mas quando isso vai longe demais, essa tendência pode impedi-lo.

10) Comparação

Comparando-se com os outrosespecialmente em termos de status de relacionamento, promove a insatisfação e prejudica a autoestima.

O mesmo se aplica à comparação e ao excesso de competitividade em relação às conquistas profissionais e de vida de outras pessoas.

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Concentrar-se nas conquistas externas e nas tendências sociais pode obscurecer a felicidade e a realização internas.

Concentrar-se no crescimento e na realização pessoal, em vez de em referências externas, é mais construtivo.

11) Agradar as pessoas

O hábito de agradar as pessoas muitas vezes é alimentado pelo desejo de ser visto como bom e de fazer os outros felizes.

O problema é que isso centraliza seu valor fora de você mesmo e subestima suas próprias necessidades e perspectivas.

Cuidar das outras pessoas é maravilhoso, mas é importante não se abandonar:

Tenha em mente o seu próprio valor e livre-se do hábito de confiar no senso de seu valor e na validação das reações e opiniões dos outros.

12) Evitando mudanças

O medo da mudança e o apego à nostalgia ou ao arrependimento do passado são um grande obstáculo ao crescimento pessoal.

Também pode bloquear muitas novas oportunidades e cegar você para maneiras pelas quais a mesma velha rotina pode realmente mantê-lo preso.

Embora seja natural ter preocupações com mudanças e transformações na vida, a preocupação excessiva e o medo da mudança podem tornar-se um hábito de consumo que prejudica o bem-estar geral.

13) Impulsividade

A busca por emoções e novidades pode proporcionar excitação temporária, mas muitas vezes leva a uma necessidade constante de estimulação.

Se você achar que fica entediado facilmente, tente sentar-se calmamente com esse sentimento de insatisfação e vazio e ouvir a necessidade mais profunda que está sendo expressada:

Pode ser solidão, lembranças dolorosas ou apenas um desejo de fazer muito mais na vida.

Em vez de começar a fazer algo emocionante ou fugir desses sentimentos desconfortáveis, veja o que eles podem estar tentando lhe dizer.

Isso está relacionado ao próximo ponto …

14) Reprimindo a dor

Reprimir ressentimentos ou emoções dolorosas relacionadas a experiências passadas impede a cura e o desenvolvimento pessoal.

Temos esse instinto evolutivo de fugir da dor e buscar o prazer, mas é necessário à medida que amadurecemos para enfrentar plenamente a dor que está dentro de nós:

Isso porque, se você não fizer isso, o trauma do passado tende a assumir o controle e começar a sequestrar sua vida e seus relacionamentos, mesmo de maneira subconsciente.

Não tenha vergonha de admitir que está sofrendo e procure ajuda.

15) Muito promissor

Assumindo compromissos sem um plano real a seguir corrói os relacionamentos e mina a integridade pessoal.

Se você acha que faz promessas com muita facilidade ou se deixa levar por grandes sonhos sem tomar medidas práticas para alcançá-los, isso é algo que você deve eliminar de sua vida.

Em vez disso, tente fazer mais e prometer menos. Dessa forma, você entrega demais e promete menos, sempre superando suas palavras com suas ações.

16) Tolerância à toxicidade

Não há como fazer com que todas as nossas conexões na vida sigam o caminho que preferiríamos.

Mas, ao mesmo tempo, é preciso haver um limite para o que você irá tolerar.

É por isso que você precisa dizer adeus completamente tolerar comportamento tóxico de outras pessoas. Não caia na armadilha de evitar conflitos às custas do seu próprio bem-estar.

Ao apaziguar os agressores, você perpetua um ciclo de subordinação e infelicidade.

Às vezes, você só precisa dizer não e apoiar totalmente.

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